Automobilismo

Aos 41 anos, Kimi Raikkonen anuncia aposentadoria da Fórmula 1

O finlandês Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) anunciou, nesta quarta-feira (1º) em publicação nas redes sociais, a aposentadoria da Fórmula 1 após a temporada 2021. A equipe ainda não anunciou quem será a dupla titular na próxima temporada.

O piloto de 41 anos revelou que a decisão já estava tomada, e que tentará “coisas novas” daqui em diante.

+ Veja a classificação completa da Fórmula 1

Veja o anúncio de Raikkonen:

“É isso. Essa será minha última temporada na Fórmula 1. Essa é uma decisão que tomeio durante o último inverno. Não é uma decisão fácil, mas é hora de coisas novas após essa temporada. Ainda que ela esteja em andamento, quero agradecer a minha família, minhas equipes, todos os envolvidos na minha carreira como corredor e especialmente todos vocês, grandes fãs, que torceram por mim por todo esse tempo. A Fórmula 1 pode ter chegado ao fim para mim, mas há muito mais na vida que quero experimentar e aproveitar. Vejo vocês por aí depois de tudo isso! Com sinceridade, Kimi”.

Campeão do Mundo em 2007, pela Ferrari, Raikkonen começou a carreira na categoria pela Sauder, além de correr pela McLaren antes de chegar à Ferrari. Em 2010, deixou a categoria para competir no rally e na Nascar, voltando em 2012 para a equipe Lotus. Em 2014 voltou para a Ferrari, onde ficou até 2019, quando acertou com a Alfa Romeo.

Ele é o piloto com mais corridas iniciadas na história da Fórmula 1, com – por enquanto – 341. É o terceiro piloto com mais voltas rápidas, com 46, atrás apenas de Lewis Hamilton e Michael Schumacher. Raikkonen possui 21 vitórias, 103 pódios e 18 pole positions.

A próxima etapa da Fórmula 1 acontece no domingo (5), no GP da Holanda, disputado no Circuito de Park Zandvoort, às 10h (horário de Brasília).