Automobilismo

Fórmula 1: Bottas é anunciado como piloto da Alfa Romeo a partir de 2022

O piloto finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) foi anunciado nesta segunda-feira (6) pela Alfa Romeo, que recentemente recebeu a informação da aposentadoria de Kimi Raikkonen da Fórmula 1, um dos pilotos da equipe nesta temporada. O contrato de Bottas será de múltiplos anos com a equipe suíça.

+ Veja a classificação completa da Fórmula 1

“Estou animado para me juntar à Alfa Romeo no que será um novo desafio com uma marca icônica. Estou adorando a oportunidade de ajudar a liderar a equipe rumo à frente do grid, especialmente com o novo regulamento em 2022. Sou grato pela confiança depositada em mim e mal posso esperar para retribuir sua fé. Tenho orgulho do que conquistei em Brackley, e estou totalmente focado em terminar o trabalho enquanto lutamos por outro campeonato mundial”, disse o finlandês.

O companheiro de Bottas a partir de 2022 ainda não foi divulgado, pois, a Alfa Romeo ainda não confirmou a permanência de Antonio Giovinazzi no próximo ano.

+ Aos 41 anos, Kimi Raikkonen anuncia aposentadoria da Fórmula 1

Segundo Toto Wolff, a decisão estava tomada desde o treino classificatório do GP da Bélgica. Porém, o comandante da Mercedes havia dito que só revelaria o nome para ser o companheiro de Hamilton após conseguir um carro para os dois pilotos da equipe, no caso, restando apenas uma vaga para Valtteri até então. A saída de Bottas da equipe alemã abre as portas para a chegada de George Russel, piloto da Williams, porém, nada foi confirmado oficialmente.

Na temporada 2021, Bottas está na terceira posição do Campeonato de Pilotos, e está há 20 corridas sem vitória – desde o GP da Rússia em 2020. Na última prova, ficou em terceiro, no GP da Holanda, vencido por Max Verstappen.

Na atual equipe o finlandês conquistou nove vitórias e foi vice-campeão mundial em 2019 e 2020. Na carreira, Bottas registra 17 pole positions e 63 pódios.

Em uma publicação em suas redes, o finlandês postou uma mensagem de agradecimento para a heptacampeã de construtores:

“Eu gostaria de agradecer a Mercedes pelos cinco anos juntos. Conquistamos algumas coisas que nunca esquecerei. E ei, ainda temos esta temporada para vencer! Vamos atrás disso.”

+ Veja mais notícias da Fórmula 1

O atual companheiro de equipe de Bottas, Lewis Hamilton, também se pronunciou nas redes sociais, agradecendo e se despedindo do amigo. Confira abaixo:

“Estou imensamente orgulhoso de ter trabalhado ao lado de Valtteri Bottas nos últimos cinco anos. Juntos, fizemos parte de uma equipe que entregou quatro Campeonatos de Construtores, e motivamos um ao outro para continuar avançando nos altos e baixos. Ele tem sido o melhor companheiro de equipe com quem tive o prazer de trabalhar. Sua velocidade e resiliência têm sido impressionantes, mas onde você realmente se destaca para mim é o ser humano que você é. Você é maior do que imagina e sei que há um futuro brilhante pela frente.
Obrigado Valtteri por todo o seu apoio e contribuições incríveis para esta equipe. Sentiremos a sua falta. Desejo a você tudo de melhor para seus esforços futuros. Vamos terminar com força e conseguir o oitavo título para a equipe!”

 

A próxima etapa acontece em Monza, no próximo fim de semana, com a qualificação acontecendo na sexta-feira (10), definindo o grid de largada para corrida rápida de 100km no sábado (11), que define o grid de largada para a corrida final, no domingo (12).