América do Sul

Bola de ouro já possui data para nomear indicados e entregar troféu para o seu vencedor de 2021

Na última quarta (29), o jornal francês L’Equipe noticiou que os indicados das categorias masculina e feminina ao prêmio Ballon D’or (Bola de ouro) de 2021 vão ser divulgados na data de 8 de outubro e que a cerimônia de entrega dos troféus para os vencedores acontecerá no dia 29 de novembro, no Théâtre Du Chatelet, localizado em Paris e que foi o mesmo palco da edição de 2019.

Será a primeira vez que a premiação organizada pela revista francesa France Football ocorrerá desde o início da pandemia da Covid-19, que acabou impedindo a realização do evento no ano de 2020. Para a categoria masculina, 180 jornalistas escolherão os 30 indicados no masculino, ao mesmo tempo em que 50 jornalistas decidirão as 20 indicadas para a categoria feminina.

Criada no ano de 1956, a Bola de Ouro vai para a sua 65.ª entrega e teve como vencedor da sua última edição, em 2019, o argentino e então jogador do Barcelona Lionel Messi, que também é o atleta que mais vezes levou o prêmio com seis conquistas, considerando o período em que a premiação foi realizada em parceria com a FIFA, entre os anos de 2010 e 2015.

Lionel Messi ao lado dos seis troféus de Bola de ouro que conquistou. Foto: Reprodução/France Football.

A Ballon D’or masculina permitia a participação somente de atletas europeus até 1995, ano em que jogadores de diferentes partes do mundo passaram a concorrer ao prêmio, desde então, seis atletas não-europeus conquistaram o troféu.

Apesar da quantidade de edições, a Ballon D’or só incluiu a categoria feminina a partir de 2018, quando a norueguesa e já atleta do Lyon Ada Hegerberg se tornou a primeira mulher a ganhar o prêmio, em 2019, a estadunidense e atleta do Seattle Reign Megan Rapinoe conseguiu botar o sonhado troféu no currículo, no mesmo ano, a atual detentora do troféu levou sua seleção ao título da Copa do Mundo.

Veja o Link para o video: https://www.instagram.com/p/CUaFgeNt2T6/