Por meio de nota nesta sexta-feira 01 a Confederação Brasileira de Futebol comunicou ao Flamengo que não adiará jogos do Brasileirão por causa dos jogos das Eliminatórias. O Rubro-Negro perderá quatro atletas Everton Ribeiro e Gabigol para o Brasil, Arrascaeta para o Uruguai e Isla para Chile.




A decisão de adiar ou não os jogos gerou divergências internas na CBF. O motivo da divergência era o entendimento de que se abriu um precedente que não poderia ser aberto. O argumento é de que, se o Brasileirão for paralisado nas próximas datas Fifa, o torneio só será concluído depois da primeira quinzena de dezembro, ferindo o acordo com a Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol) realizado ainda em 2020, informou o GE.Globo
Desta forma o jogo com Bragantino dia 6 (quarta-feira) e Fortaleza dia 9 (sábado) está mantido.
Veja a nota da CBF na íntegra
“Sobre as partidas do Campeonato Brasileiro da Série A a serem realizadas durante os períodos das duas próximas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022, nos meses de outubro e novembro, a CBF esclarece:
- A entidade recebeu nesta quinta-feira, 30 de setembro, ofício da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF) reforçando a necessidade do pleno cumprimento do acordo firmado junto ao Ministério Público do Trabalho em agosto de 2020, que estabelece a primeira quinzena de dezembro como prazo limite para encerramento das atividades desta temporada.
- Este acordo, homologado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, quando da retomada dos jogos no Brasil após a parada dos campeonatos por conta da pandemia, garante férias integrais e um período adequado de pré-temporada aos clubes e atletas antes do início das competições de 2022.
- A intenção inicial da CBF era promover o adiamento dos jogos da Série A durante as duas próximas datas FIFA, pois contava com a possibilidade de remarcar os jogos adiados utilizando datas até 29 de dezembro. Porém, após um estudo detalhado da tabela, os adiamentos tornaram-se inviáveis por conta da inexistência de datas disponíveis a partir da limitação estabelecida no acordo com os atletas.
- Diante da impossibilidade de que sejam feitos todos os ajustes necessários no calendário da temporada atual, as referidas rodadas serão mantidas conforme originalmente marcadas.
- Em anexo, a CBF divulga o calendário revisado contemplando os jogos do Campeonato Brasileiro Série A e da Copa do Brasil, que se encerrarão nos dias 09 e 15 de dezembro, respectivamente, em linha com o acordo firmado. Importante frisar que a data de encerramento do Campeonato Brasileiro da Série A foi ajustada, de 5 para 9 de dezembro, em decorrência da final da Copa Libertadores da América ser disputada entre dois clubes brasileiros e dos remanejamentos realizados na data Fifa de setembro.
Jogadores de 19 times que disputam a série A, com exceção do Flamengo, assinaram e enviaram a CBF um documento pedindo para que os jogos não fossem adiados. O documento tem como objetivo reforçar a necessidade do torneio terminar dia 5 de dezembro, data prevista.
Categorias:Últimas Notícias, Eliminatórias, Futebol Brasileiro