Últimas Notícias

Newcastle United é comprado por Fundo Saudita

Nesta quinta-feira (07), o Newcastle United Football Club utilizou o seu site para informar a compra de 100% do clube inglês por um grupo de investimento liderado pelo Fundo de Investimento Público (PIF em inglês) da Arábia Saudita e composto também por PCP Capital Partners e RB Sports & Media. A aquisição foi feita após a aprovação da Premier League.

Os números oficiais da compra da equipe que se encontra na 19ª posição da atual edição do campeonato inglês não foram divulgados, mas de acordo com a imprensa inglesa, os valores giram em torno de 300 milhões de libras, que na cotação atual, equivale a mais de 2 bilhões de reais

 O governador do PIF Yasir Al-Rumayyan, indicado ao cargo pelo príncipe saudita Mohammad Bin Salman e referenciado como “Sua Excelência”, será o presidente não executivo, enquanto o representante da RB Sports & Media Jamie Reuben se responsabilizará em ser um dos diretores do clube, já a presidente-executiva do PCP Capital Partners ocupará uma cadeira no conselho.

Homem balançando a bandeira do Newcastle em pleno Saint James Park, casa do clube. Foto: Reprodução/ Newcastle United FC.

“Estamos extremamente orgulhosos de nos tornarmos os novos proprietários do Newcastle United, um dos clubes mais famosos do futebol inglês. Agradecemos aos torcedores do Newcastle pelo seu apoio tremendamente leal ao longo dos anos e estamos entusiasmados por trabalhar com eles”, fala Yasir Al-Rumayyan.

Desde 2017, os magpies eram administrados pelo empresário Mike Ashley, frequentemente criticado pela torcida e teve como única conquista a segunda divisão da temporada 2016–17. As negociações começaram há 18 meses, mas foram dadas como encerradas em julho de 2020, quando a liga e o governo da Inglaterra acusaram a Arábia Saudita de praticar pirataria nas transmissões dos jogos da Premier League.

Os novos donos fazem questão de deixar claro que o projeto se trata de um investimento a longo prazo, bem como também visam implantar uma filosofia de união, estabelecer um propósito claro e fornecer a liderança necessária para que a equipe tenha acesso a conquistas. Fundado em 1892, o Newcastle United foi quatro vezes campeão nacional, a última vez foi em 1926/27.