Copa do Nordeste

Floresta derrota Ferroviário nos pênaltis e se torna primeira equipe das preliminares a garantir vaga na fase de grupos do Nordestão

Nesta terça (02), Ferroviário e Floresta, ambos de Fortaleza, capital do Ceará, se enfrentaram na Arena Castelão, em partida válida pelo jogo de volta da terceira fase das preliminares da Copa do Nordeste. Como o jogo de ida terminou empatado sem gols, as duas equipes precisavam vencer por qualquer placar para alcançar a fase de grupos.

No primeiro tempo, o Floresta investiu na tentativa de abrir o placar no contra-ataque, mas não alcançou o objetivo, aos 13, Eugênio invadiu a grande área, mas Wesley defendeu. Já o Ferroviário, buscou o gol a todo o momento, porém esbarrava na boa marcação do adversário, um dos melhores momentos foi aos 45, quando Vitão aproveitou um escanteio para dar uma cabeçada, mas o arqueiro defendeu.  

Disputa de bola entre jogadores de Floresta e Ferroviário. Crédito: Ronaldo Oliveira/ Floresta EC.

Aos 11 minutos do segundo tempo, após uma cobrança de escanteio, a bola bate em Vitão, passa pelo goleiro do Tubarão da Barra (apelido do Ferroviário) e o Floresta abre o placar. O empate da equipe tricolor veio nos acréscimos, quando a zaga do Verdão (apelido do Floresta) não consegue afastar o perigo após um cruzamento e Edson Cariús da um toque na bola em cima da linha do gol.   

Como dois empates, a decisão foi para os pênaltis, com duas defesas de Douglas Dias e o último pênalti convertido por Alisson, o Floresta venceu por 4×3 e se garantiu na fase de grupos pela primeira vez na história. Diferente do tricolor, a equipe classificada estreou ainda na primeira fase derrotando fora de casa por 3×1 o Treze (PB) e depois, em Recife, após um empate em 3×3, eliminou o Santa Cruz (PE) em outra decisão de penalidades, que terminou 4×2 para o Verdão.

Imagem principal: Reprodução/Copa do Nordeste.