Últimas Notícias

ATP define calendário do primeiro semestre de 2022; Indian Wells e 3 Grand Slam’s serão disputados

No dia 25 de novembro a ATP, diretamente da sua sede em Londres, divulgou a primeira metade do calendário do Circuito 2022. Tendo início já no dia 01/01 com a abertura da ATP Cup.

A corrida pelo numero 1 do ranking será emocionante no inicio da temporada. Com Djokovic querendo quebrar mais e mais recordes, além de grandes nomes surgindo no cenário mundial como o russo Daniil Medvedev e o alemão Alexander Zverev crescendo muito principalmente no segundo semestre de 2021. Não sabemos como será o retorno de Nadal e Federer as quadras, mas também prometem ainda mais emoção.

janeiro

A ATP Cup é um torneio de equipes disputado na Austrália tem como sede principal, Sidney, mas serão disputados em dois estádios diferentes. O torneio que é muito parecido com a Copa Davis, porém, conta pontos para o Ranking da ATP. A equipe atual campeã é a Russia, do atual numero 2 do ranking, Daniil Medvedev.

Ainda na Austrália, como preparação para o primeiro Grand Slam do ano, temos dois ATP 250, em Adelaide e em Sidney, iniciando no dia 3 e 10 respectivamente.

No dia 17 de janeiro, inicia o primeiro Grand Slam do ano, o Australian Open, que é disputado em Melbourne, tendo sua final disputada no dia 30 de janeiro. O atual campeão do torneio é Novak Djokovic, atual número 1 do mundo, que já venceu este torneio em 9 oportunidades, sendo a primeira delas em 2008, busca seu tricampeonato seguido.

Ainda em Janeiro, no dia 31, teremos o inicio de 3 torneios da categoria ATP 250, em Montpellier (FRA), Córdoba (ARG) e Pune (INDIA).

fevereiro

Em Fevereiro, começa a temporada do ATP 500. O primeiro acontece em Rotterdam no dia 7. No dia 14 de fevereiro, o circuito chega ao Brasil, com o Rio Open. Na semana seguinte seguimos com dois torneios simultâneos. Em Dubai e Acapulco.

No segundo mês do ano, teremos também, 6 torneios ATP 250. São eles: Buenos Aires e Dallas (07-02), Marseille, Delray Beach e Doha (14-02) e Santiago (21-02).

Por fim, no dia 28 de fevereiro terá o início da Copa Davis, com as fases classificatórias.

março

Março será o mês dos Masters 1000, uma categoria abaixo dos Grand Slam’s, com apenas dois torneios do Circuito.

No dia 10 inicia o torneio considerado o 5º Grand Slam. O Masters 1000 de Indian Wells, que neste ano foi cheio de surpresas, com o britânico Cameroon Norrie.

Dia 23 de março, 3 dias depois do término de Indian Wells, inicia o segundo Masters 1000 do ano, em Miami. Em 2021, quem venceu foi o polonês Hubert Hurkacz.

abril

No mês da páscoa teremos mais um Masters 1000, em Monte Carlo que tem início no dia 10. No dia 18 acontece o ATP 500 de Barcelona.

Em meio aos torneios mais valiosos, teremos cinco torneios do ATP 250. São eles: Houston e Marrakech no dia 4, Belgrado no dia 18 e no dia 25 os torneios de Estoril e Munique.

maio

O mês de maio se inicia com a preparação para o segundo Grand Slam do ano, o Roland Garros que acontece em Paris.

O mês se inicia com dois torneios importantes. Os Masters 1000 de Madrid no dia 01, onde Alexander Zverev vai defender o título e no dia 8 em Roma, torneio que marcou o último título de Rafael Nadal no Circuito.

Dois torneios do ATP 250 acontecem nesse meio tempo. Em Genebra e em Lyon, ambos com início no dia 15.

No dia 22 de maio, começa Roland Garros, o segundo Grand Slam do ano. Um dos mais tradicionais torneios de Tênis. O torneio se inicia no dia 22. Novak Djokovic deve tentar defender mais uma vez o título deste torneio, o qual venceu o grego Stefanos Tsitsipas em uma virada épica, quando saiu perdendo por 2 sets a 0 e virando o placar. Vale lembrar também que temos nosso Gustavo Kuerten no hall da fama do torneio, onde foi vencedor em 3 ocasiões, 1997, 2000 e 2001.

junho

Em junho, começam os torneios de preparação para Wimbledon. Serão 4 ATP 250 e dois ATP 500, todos na grama.

No início do mês, dia 6, se iniciam dois torneios o de S-Hertogenbosch na Holanda e de Stuttgart na Alemanha.

No dia 13, se iniciam os ATP 500 de Halle e de Londres. Lembrando que esses torneios anteriores aos Grand Slam’s são muito importantes, já que os vencedores podem atingir pontuações para estarem nas fases preliminares e principais dos torneios.

No dia 19, os últimos torneios pré Wimbledon se iniciam, Os ATP 250 de Mallorca e Eastbourne.

No dia 26 de junho teremos o início do principal torneio de Tênis desde antes mesmo do circuito ser criado. Wimbledon foi o primeiro grande torneio de Tênis da História é também jogado no clube mais tradicional do esporte. Neste circuito, alem de Novak Djokovic defender o título, que ganhou em cima de Berrettini em 2021, poderemos ter o retorno de Roger Federer, maior vencedor do torneio com 8 títulos, que passou por uma cirurgia no segundo semestre de 2021, o que o tirou do resto do ano no circuito, fazendo que caísse no ranking para 15º colocado.

Foto destaque: Beto Sperandio

Veja mais notícias do Esporte sem Fronteira