Últimas Notícias

Partiu Europa: dirigentes do Flamengo viajam a Portugal em busca de novo técnico; confira os nomes especulados

Sem treinador desde o dia 29 de novembro, quando anunciou oficialmente a demissão de Renato Gaúcho, o Flamengo deve apostar na mesma fórmula de sucesso que levou o time ao topo da América e do Brasil em 2019 no quesito nacionalidade.

Neste sábado (18) à tarde, Marcos Braz viajou a Lisboa com alguns nomes portugueses em pauta para comandar o Flamengo em 2022. Por causa de uma gripe, o vice de futebol do rubro-negro não pôde ir junto a Bruno Spindel, diretor executivo de futebol, que se encontra em Portugal desde sexta-feira (17).

Confira abaixo os principais portugueses especulados no Flamengo para a próxima temporada:

Jorge Jesus – Benfica

Jorge Jesus com a taça da Libertadores (Foto: Divulgação/Flamengo)

Jorge Jesus encabeça a lista pela boa relação que tem com a diretoria rubro-negra e pela história que construiu em pouco mais de um ano no clube. Porém, a missão é difícil, visto que o contrato de Jesus vai até maio — quando se encerra a temporada europeia.

Segundo o jornal português A Bola, o treinador rejeitou a proposta e deve seguir no Benfica, que tem dois clássicos decisivos contra o Porto ainda em dezembro — no dia 23 pela Taça de Portugal e no dia 30 pela Liga NOS — e está classificado para as oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Entretanto, antes de embarcar para Lisboa, Marcos Braz afirmou que não há negociação alguma com o Mister.

Carlos Carvalhal – Braga

Carlos Carvalhal com a Taça de Portugal (Foto: Divulgação/SC Braga)

O Flamengo é um dos melhores clubes do mundo, e só uma circunstância especial é que faz um treinador não poder aceitar um convite destes. […] Apresentaram o projeto do Flamengo, e eu fiquei encantado. […] Cheguei em casa decidido a aceitar o convite, até porquê eu era um treinador livre, mas depois tive um contratempo. Eu tenho a situação da minha família, que é muito importante para mim. Eu já trabalhei na Grécia, nos Emirados Árabes, na Inglaterra e na Turquia. E nunca viajei contra a vontade da minha família. […] Eu não poderia sair de casa sem a concordância da minha família. […] No momento, fiquei extremamente desapontado, e eu nem sabia como é que iria falar com o seu Marcos Braz. […] Naquele momento não foi possível. As circunstâncias evidentemente no futuro podem mudar, e nunca se sabe o amanhã.”

O trecho da entrevista de Carlos Carvalhal à TNT Sports explica o motivo pelo qual ele recusou o Flamengo após a saída de Jorge Jesus, em julho do ano passado. No mesmo mês, ele acertou seu retorno ao Braga, onde conquistou a Taça de Portugal 20/21. Na atual temporada, o Braga está nas oitavas dessa competição, além de se encontrar em quarto lugar na Liga NOS e na fase de play-offs da Liga Europa.

Ainda segundo o A Bola, a diretoria do Braga já pensa em um substituto para Carvalhal, que só deve ser liberado caso o rubro-negro carioca pague a multa de 3 milhões de euros (R$ 19,2 milhões).

Vítor Pereira – Fenerbahçe

Vítor Pereira assinando seu contrato com o Fenerbahçe (Foto: Divulgação/Fenerbahçe)

Vítor Pereira está em sua segunda passagem pelo Fenerbahçe. Desde o seu retorno, em julho, os canários amarelos venceram 16 de 31 jogos — um aproveitamento total de 60,2%.

O clássico de domingo (19) contra o Besiktas, válido pela Superliga Turca, é tratado como decisivo pela diretoria do time, que já decidiu que vai demitir o treinador após a partida. A informação inicial é do jornalista turco Mehmet Demirkol, do canal Socrates Dergi.

Rui Vitória – SEM CLUBE

Rui Vitória, Douglas e Gabigol no Benfica (Foto: Filipe Farinha)

Sem clube desde a última quarta-feira (15), Rui Vitória é um dos nomes que devem se reunir com os dirigentes do Flamengo nos próximos dias. Nos últimos sete meses, esteve trabalhando no Spartak Moscou, onde conseguiu um aproveitamento de 42,3% após disputar 26 jogos e vencer apenas nove.

O técnico de 51 anos também teve uma passagem pelo Benfica, onde treinou Gabigol durante 6 meses. O atacante ficou em campo por apenas 164 minutos no time de Rui, que deu uma declaração polêmica na época sobre a alcunha que o jogador recebe desde a época de Santos:

A primeira coisa que eu gostaria de dizer é que não é Gabigol, é Gabriel. Esse ‘Gabigol’ é coisa de artista, e não gosto de chamar meus jogadores assim. É Gabriel.”

Paulo Sousa – Seleção Polonesa

Paulo Sousa e Lewandowski em ação pela Polônia (Foto: Divulgação/Euro 2020)

Treinador da Seleção Polaca desde janeiro, Paulo Sousa confirmou ao jornal local Interia que recebeu uma proposta para dirigir o Flamengo, mas diz que segue focado em seu trabalho vigente:

Nada mudou: continuo com um contrato importante na Polônia e o meu objetivo é o jogo com a Rússia, é isso que tenho em mente. Houve uma proposta do Brasil, não estou escondendo. Mas muitas das informações são boatos que não devem ser referidos. Recebi tantos telefonemas a respeito de informações sobre o Flamengo que a certa altura parei de atender mais ligações. Eu apenas ri baixinho, porque nada mudou na minha abordagem. Estou constantemente me preparando para os play-offs de março.”

Com Paulo Sousa, a Polônia foi eliminada na fase de grupos da Eurocopa e conseguiu uma vaga na repescagem para a Copa do Mundo de 2022.

O Flamengo dá início à temporada de 2022 no dia 26 de janeiro, quando enfrenta a Portuguesa-RJ pela primeira rodada do Campeonato Carioca. No dia 20 de fevereiro, ocorre a disputa pelo título da Supercopa do Brasil contra o Atlético-MG. O sorteio da fase de grupos da Libertadores, onde a equipe é cabeça de chave, acontece no dia 23 de março.

Veja mais notícias do Esporte sem Fronteira