Ásia

Irã vence o Iraque e se classifica à Copa do Mundo do Catar

Nesta quinta feira (27), na cidade de Teerã, a seleção do Irã classificou-se à Copa do Mundo do Catar, ao vencer o Iraque por 1 a 0, pelo grupo A das Eliminatórias Asiáticas. O herói da partida foi o jogador atacante do Porto, Mehdi Tarami, autor do único gol do jogo e da classificação.

O primeiro tempo terminou 0 a 0. Somente aos três minutos da etapa final, Tarami recebeu o passe de Alizera Jahanbakhsh, livre de marcação entre a zaga iraquiana, e com uma falha incrível do zagueiro Ibrahim, invadiu a área e tocou na saída do goleiro Talib. Festa no estádio Azadi Soccer Field. Tarami, o camisa 9 da seleção iraniana foi um dos três finalistas ao Prêmio Púskas, de gol mais bonito de 2021, quando concorreu por um belo gol de bicicleta, marcado pelo Porto contra o Chelsea, pela Champions League. O vencedor foi o argentino Erik Lamela, ex-Tottenham e atualmente no Sevilla.

Classificação iraniana garantida com três rodadas de antecedência. Em sete jogos, seis vitórias e um empate. O Irã é o primeiro país asiático garantido na Copa do Mundo, além do Catar, país sede. É a terceira vez consecutiva que o país irá disputar o Mundial da Fifa. Já havia disputado em 2014, no Brasil, e em 2018, na Rússia.
Além do Catar, os outros países classificados à Copa do Mundo são: Brasil, Argentina, Dinamarca, Alemanha, França, Bélgica, Croácia, Espanha, Sérvia, Inglaterra, Suíça e Holanda.

Foto: Atta Kenare/Getty Images

Veja mais notícias do Esporte sem Fronteira