Últimas Notícias

Série C: CBF anuncia novo formato para a competição a partir desta temporada

Depois de reservar e divulgar as tabelas das Séries A e B, nesta sexta-feira (4) foi a Série C do Campeonato Brasileiro que entrou em pauta. A terceira divisão nacional terá um novo formato a partir desta temporada, com todos os 20 clubes se enfrentado em um turno único e disputando uma segunda fase para decidir quem consegue o acesso entre os 8 melhores, enquanto os 4 piores da primeira fase serão rebaixados à Série D.

No formato anterior, a competição começava a ser disputada com dois grupos, classificando os quatro melhores de cada grupo para uma segunda fase e posteriormente disputando o acesso, com os dois piores clubes de cada grupo sendo rebaixados à Série D.

No novo formato, os 10 melhores ranqueados do torneio jogarão 10 jogos em casa e nove fora, enquanto o restante fará 10 partidas fora e nove em seus domínios.

A segunda fase continua igual a da última temporada: com os oito melhores da primeira fase, a competição se divide em dois novos quadrangulares. O líder de cada grupo se classifica para a final do torneio.

A mudança foi decretada após votação entre os clubes, com 12 deles votando a favor da mudança, e oito votando contra – todos do Nordeste.

A Série C tem previsão de início para o dia 10 de abril e encerramento no dia 1° de outubro. O calendário da competição deve ser divulgado na próxima semana, com 27 datas.

VOTARAM A FAVOR DA MUDANÇA

Aparecidense, Botafogo-SP, Brasil de Pelotas, Confiança, Figueirense, Manaus, Mirassol, Paysandu, Remo, São José-RS, Volta Redonda e Ypiranga-RS.

VOTARAM CONTRA A MUDANÇA

ABC, Altos, Atlético-CE, Botafogo-PB, Campinense, Ferroviário, Floresta e Vitória.

Foto: Fernando Roberto/Ituano FC