Últimas Notícias

Reino Unido e Irlanda buscam sediar Euro28 e desistem da Copa do Mundo

O Reino Unido e a Irlanda decidiram priorizar a candidatura da Eurocopa 2028 e desistiram,o ficialmente, da Copa do Mundo de 2030. Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales (federações envolvidas) se declararam candidatas para receber a competição europeia.

Os motivos alegados à desistência: os custos estarem nivelados às duas competições, impacto econômico, cenário político do futebol e, principalmente, o retorno financeiro. As federações alegaram custo menor e retorno do investimento mais rápido, tratando-se de um torneio cujas partidas serão disputadas em locais próximos e infra estrutura ajustada às necessidades do tradicional campeonato de seleções europeias.

“Acreditamos que o Reino Unido e a República da Irlanda podem oferecer à UEFA e ao futebol europeu algo especial em 2028”, com a candidatura das cinco federações, que “proporcionará uma grande experiência às equipes e aos torcedores”, afirma o comunicado feito em conjunto pelas cinco federações. Com a decisão tomada, ganha força a candidatura de Espanha e Portugal à Copa do Mundo de 2030, agradando ao Presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, que prefere uma candidatura forte e sem concorrência. Além dos países ibéricos, Argentina, Uruguai e Paraguai sinalizaram entrar nessa disputa em receber o Mundial.