Últimas Notícias

Danilo Brito explica como Tuntum se prepara para estreia na Copa do Brasil

O Tuntum Esporte Clube entra na semana que vai disputar o jogo mais importante da sua história, até o momento, a equipe do interior maranhense vai enfrentar o Volta Redonda, em jogo válido pela primeira fase da Copa do Brasil, na cidade de Tuntum, distante a mais de 300 km da capital do Maranhão, São Luís.

Fundado em junho de 2021, será a primeira vez que o Leão dos cocais, como é conhecido popularmente, disputará uma competição nacional, a equipe que carrega o nome da cidade onde está sediada garantiu a vaga após conquistar a edição do ano passado da Copa FMF.

Propaganda para a partida entre Tuntum e Volta Redonda. Crédito: Divulgação.

Danilo Brito, técnico do Tuntum, conta que os treinos foram elaborados se baseando nas informações que possuem do clube carioca.

“Os pontos que estamos focando é baseado no que sabemos sobre o nosso adversário, conseguimos perceber alguns comportamentos do Volta Redonda acompanhando o campeonato carioca, como a bola aérea deles. Estudamos a fundo para fazermos alguns ajustes no nosso estilo de jogo, mas sem sairmos do nosso padrão”.

Danilo Brito

Para preparar o elenco, a comissão técnica afirma que acompanhou as partidas que o 10 colocado do campeonato carioca disputou no torneio e contaram também com o trabalho de analista de desempenho, que catalogou não só os jogos do estadual do Rio, mas também os da série C de 2021, competição em que o Volta Redonda parou na fase de grupos.

Danilo Brito durante um dos treinos do Tuntum. Crédito: Mariana Farias/Tuntum.

Sobre os atletas dispensados e os que chegaram  

No dia 12 de fevereiro, o time do interior maranhense emitiu uma nota informando sobre a saída de três atletas do seu plantel, mas para repor, o atual campeão da Copa FMF fechou com um novo trio de atletas, dos quais dois deles estão garantidos para a partida. Danilo Brito chegou a comentar sobre os jogadores em questão.

“Um dos jogadores é o volante Abu, dono de um bom nível técnico e que possui poder de marcar bem seus adversários, eu o conheço bem, treinei ele nas categorias de base do Moto Club, tem também o meia Cloves, atleta bem experiente, conhece bem o campo de futebol, aqui no Maranhão, ele jogou pelo Sampaio e pelo Imperatriz”.

Danilo Brito
Nota oficial sobre o afastamento dos atletas. Crédito: Reprodução/Tuntum.

A definição pelo Rafael Seabra e a importância da torcida

Tuntum e Volta Redonda se enfrentarão no estádio Rafael Seabra, onde a equipe tuntunense manda seus jogos, mas para o estádio da cidade de Tuntum receber a partida, foi necessária uma união entre o clube e a FMF, que mostraram as boas condições do palco do confronto. O comandante do Tuntum explicou a vantagem de jogar na cidade sede da equipe que treina.

“É um campo onde treinamos e jogamos, faz parte do nosso cotidiano, já estamos habituados, sem falar que contribui para recebermos um forte apoio da torcida, que canta e vibra muito e demonstra forte empolgação para acompanhar nosso compromisso, todos estão vivendo um momento impar”

Danilo Brito
Atletas do Tuntum em um dos treinos da equipe. Crédito: Mariana Farias/Tuntum.

Tuntum e Volta Redonda se enfrentam na próxima quarta (23), as 15h30, os visitantes jogam pelo empate para se classificarem (visto que estão melhores posicionados no Ranking da CBF), enquanto os mandantes precisam da vitória. A equipe que passar encara o vencedor de Sergipe e Cruzeiro.

Crédito foto principal: Amilson Dilacerda.