Últimas Notícias

Pela 2º vez em 18 anos temos um “intruso” liderando o ranking da ATP

Aos 26 anos, o Russo Daniil Medvedev consegue ultrapassar Novak Djokovic na liderança do Ranking da ATP. Antes dele, apenas Andy Murray em 2016 havia conseguido furar o Big 3 (Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic).

Nesta última semana, o russo optou por participar do ATP 500 de Acapulco, com a intenção de se preparar para o primeiro Masters 1000 do ano, em Indian Wells, considerado o 5º Grand Slam. Mas além da preparação, o Russo, até entao segundo colocado do ranking, buscava chegar ao primeiro lugar. E isso poderia acontecer, precisaria apenas atingir o mesmo resultado que Djokovic em Dubai, onde estaria disputando o torneio simultaneamente.

E tudo deu certo para o Russo. Chegou as Semi-finais do torneio de Acapulco, enquanto Djoko foi eliminado nas quartas-de-final. Ao perder a partida em Dubai, Nole postou em suas redes sociais parabenizando o Russo.

Parabéns ao muito merecedor Daniil Medvedev, que vai ser tornar o número um do mundo

Novak Djokovic

Daniil vem crescendo no Circuito de forma muito interessante. Em 2021 conquistou seu primeiro Grand Slam da Carreira no US Open, derrotando o próprio Djokovic na Final e com autoridade, não dando chances ao Sérvio. Foi Finalista do ATP Finals e finalista também no Australian Open, quando perdeu para Rafael Nadal. Outros nomes interessantes ainda tendem a crescer e entrar nessa briga pela liderança do Ranking, como o alemão Alexander Zverev, o grego Stefanos Tsitsipas e o próprio Rafael Nadal, que voltou de lesão mostrando que ainda tem muito gás pra continuar no Top 5 da ATP.

O chamado Big 3 começou em 2004, quando o suíço Roger Federer assumiu a liderança e ficou 4 anos como soberano no ranking. Depois disso Rafael Nadal entrou na briga e os dois se alternaram em 2 oportunidades, até aparecer Novak Djokovic, que liderou em 2011. Depois disso foi um amplo domínio dos três, até que em 2016 o britânico Andy Murray assumiu o posto ao vencer os torneios de Wimbledom, Olimpíadas e o ATP Finals daquele ano. Em 2017 Murray sofreu com lesões que o tiraram do restante da temporada. Com isso, o Big 3 voltou a dominar o Ranking até hoje, quando o Russo Daniil Medvedev assumiu o posto de melhor tenista do mundo.

Foto destaque: Matthew Stockman / Getty Images