A Guerra provocada pela Rússia com a invasão à Ucrânia, acendeu um alerta, também, ao futebol. As Confederações de Futebol da Polônia, Suécia e República Tcheca pediram providências à FIFA em razão das partidas de semi-final e final da repescagem, estarem marcadas para Moscou.
A Polônia joga contra a Rússia, em Moscou, dia 24 de Março. O vencedor de Suécia e República Tcheca enfrentaria a Seleção Russa, caso ela passe pela equipe polonesa.
As seleções emitiram comunicado alertando os perigos da escalada militar na região e atenta para diminuta equipe de agentes de segurança e o enorme risco para adentrar ao território russo.
Fifa E Uefa se pronunciarão a respeito nos próximos dias. Havia expectativa de surgir alguma novidade sobre os jogos na última quinta feira (24/02) por parte das duas entidades futebolísticas porém, diante da complexidade do momento, não houve emissão de nenhuma decisão.
Leia o comunicado na íntegra:
“Com base no atual desenvolvimento alarmante do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, incluindo a situação de segurança, as federações de futebol da Polônia, Suécia e República Tcheca expressam sua firme posição de que os jogos dos playoffs para a qualificação para a Copa do Mundo de 2022 no Catar, agendados para 24 e 29 de março de 2022, não devem ser jogados no território da Federação Russa.
Os assinantes deste apelo não consideram viajar para a Rússia e jogar partidas de futebol lá. A escalada militar que estamos observando traz sérias consequências e uma segurança consideravelmente menor para os times de futebol e delegações oficiais do nosso país.
Portanto, esperamos que a Fifa e a Uefa reajam imediatamente e apresentem soluções alternativas em relação aos locais onde essas partidas dos playoffs que se aproximam podem ser disputadas.”
Foto: SHAMIL ZHUMATOV/REUTERS
Categorias:Últimas Notícias, Copa do Mundo, Eliminatórias, Seleções