Automobilismo

Brasil de volta: de acordo com jornalista, Pietro Fittipaldi ocupará o lugar de Nikita Mazepin na F1

De acordo com o jornalista espanhol Sergio Rodriguez, a Haas substituirá o piloto russo Nikita Mazepin pelo brasileiro Pietro Fittipaldi na temporada 2022 da Fórmula 1. Segundo ele, Pietro ainda conseguirá participar dos testes de pré-temporada que serão realizados no Bahrein a partir do dia 10 de março.

 

Pietro é neto do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi e era o piloto reserva da equipe americana. Ele já assumiu o volante em duas provas em 2020, quando Romain Grosjean se recuperava de um grave acidente sofrido no GP do Bahrein em novembro.

Essa medida reforça a decisão da própria Haas de remover o patrocínio de uma empresa russa e as cores da bandeira, previstas inicialmente no lançamento do novo carro, porém, que já foram retiradas.

Essas medidas da equipe americana se junta a outras sanções para a Rússia dentro da categoria.

A Fórmula 1 anunciou na manhã desta quinta-feira (3), a rescisão com o GP da Rússia, que tinha contrato até 2025. A corrida deste ano já seria adiada por conta dos conflitos envolvendo a Ucrânia. A prova estava marcada para o dia 25 de setembro.

– A Fórmula 1 pode confirmar que rescindiu seu contrato com o promotor do Grande Prêmio da Rússia, o que significa que a Rússia não terá uma corrida no futuro – diz o comunicado.

A prova seria realizada em São Petersburgo a partir de 2023, porém, essa mudança está cancelada.

A Federação Britânica de Automobilismo também já havia punido pilotos russos e bielorussos, impedindo que eles pilotassem no país, tanto pela Fórmula 1, como pela Fórmula 3.

Isso afeta os pilotos Nikita Mazepin, que estava na Haas, e o piloto Alexander Smolyar, titular da MP Motorsport, em corridas agendadas para os dias 2 e 3 de julho deste ano, respectivamente.

O piloto Robert Schwartzman, ex-Fórmula 2 e atual piloto de testes da Ferrari, também seria afetado, não podendo dirigir o F1-75 em quaisquer treinos livres do GP da Inglaterra.

A temporada oficial da Fórmula 1 está prevista para começar no dia 18 de março, no Bahrein, com os primeiros treinos livres da temporada. No mesmo fim de semana de estreia da categoria em 2022.

Foto: Reprodução/Redes Sociais