Lutas

Jessica Bate-estaca faz história em triunfo no UFC Vegas 52

No último sanado (23), as brasileiras Amanda Lemos e Jessica Andrade, mais conhecida como “Bate-estaca”, se enfrentaram na luta principal do UFC Vegas 52, válida pela categoria peso-palha. O combate foi vencido por Bate estaca, que venceu a compatriota com um katagatame.

A luta começou com as duas atletas se estudando e aplicando golpes a média distância, mas ainda no primeiro round, a paranaense passou a agir de forma mais agressiva e chegou a levar a parente contra a grade em alguns momentos, foi assim que a vencedora do combate aplicou um katagatame em pé na adversária.

Katagatame é um tipo de estrangulamento, passando um dos braços atrás do pescoço. Geralmente, o golpe é feito no solo, mas Bate-estaca realizou ele de pé, se tornando a primeira atleta da história do UFC a fazê-lo dessa forma, levando em conta todas as categorias dos gêneros masculino e feminino.

O triunfo ainda rendeu o bônus da noite de R$ 240 mil reais para a ex-campeã da categoria, que não lutava pelo peso-palha desde a derrota para a estadunidense Rose Namajunas, em julho de 2020. Andrade conseguiu sua segunda vitória seguida, enquanto Lemos teve sua sequência de cinco triunfos interrompida.

Crédito: Reprodução/ UFC Brasil