Últimas Notícias

Liga dos Campeões da Europa: novo formato de disputa começa valer na temporada 2024

A UEFA aprovou, nesta terça feira, um novo formato na disputa da Liga dos Campeões da Europa, que passa a valer, a partir da temporada 2024-2025.

No formato atual, tinha-se um total de 32 equipes. Com as mudanças implementadas, agora teremos 36 equipes. Antes de chegarem às oitavas de finais, os clubes jogarão 08 partidas, sendo 04 como mandante e 04 fora de casa. Classificam-se as 08 melhores equipes.

Quem estiver classificado da 9ª à 24ª colocação, disputará um play off, que definirá quem irá se juntar aos demais classificados. As oitavas e quartas de finais permanecem no modelo atual, com jogos de ida e volta.

Uma outra mudança se dá nas fases semi finaL e final,. Todas as partidas serão disputadas em jogos únicos e em uma única sede.

As quatro vagas adicionadas serão definidas da seguinte maneira:

01 vaga : direcionada ao terceiro colocado na Liga da Federação que esteja na quinta posição do ranking da UEFA ( status atual: Campeonato Francês);

01 vaga: direcionada para um Campeão Nacional, vindouro dos playoffs, do “Caminho dos Campeões”.

02 vagas: disponibilizadas às duas federações em que os clubes tenham a melhor média de pontos por jogos, na edição anterior da Liga dos Campeões.

Esse novo formato de disputa se estende ,também, às outras duas competições do continente: Liga Europa e Conference League.

Foto: Pierre-Philippe Marcou / Pool / AFP