América do Norte e Central

France Football divulga data da Bola de Ouro 2022

Nesta terça (24), a revista esportiva France Football divulgou, pelo seu site e pelas redes sociais, que a premiação da bola de ouro de 2022 irá ocorre no dia 17 de outubro, no Théatre Du Châtelet, em Paris, mesmo palco das edições de 2019 e 2021. Além das bolas de ouro masculina e feminina, também serão entregues os troféus Kopa (melhor jogador jovem) e Yachine (melhor goleiro).

A decisão da mudança da data do evento, conhecido por ocorrer ou em novembro, ou em dezembro, tem ligação com as novas regras, divulgadas em março, no total, foram feitas quatro mudanças, uma delas é que esse ano, a premiação vai se basear no calendário da temporada 2021 – 2022, e não o ao civil de 2022, fazendo a Copa do Mundo, ser considerada somente para 2023.

Drogba, embaixador do evento. Crédito: Reprodução/France Football.

As demais três mudanças são as seguintes:

  • Ao invés de serem construídas somente pelos jornalistas da FF (France Football) e do jornal L`Equipe, as listas dos indicados das quatro modalidades vão contar com a opinião de Didier Drogba, embaixador do prêmio, e dos jornalistas que mais se aproximaram dos resultados finais, nas votações do ano passado.
  • Até 2021, os eleitores correspondiam a jornalistas que representavam todas as 170 associações da FIFA, mas a partir de 2022, os votos serão mais restritos e apenas profissionais dos 100 países mais bem colocados no ranking internacional vão participar.
  • A premiação também contará com três critérios: desempenho individual e caráter decisivo dos concorrentes, desempenho coletivo e recorde acumulado na temporada e classe do jogador e senso de fair play.

Os vencedores de 2021 foram Lionel Messi (Bola de ouro masculina), Alexia Putellas (Bola de ouro feminina), Gianluigi Donnarumma (Troféu Yachine) e Pedro (Troféu Kopa). Será a edição de número 66 do evento.

Crédito foto principal: Reprodução/France Football.