Últimas Notícias

Corinthians perde para o Cuiabá por 1 a 0 e vê liderança do Campeonato Brasileiro ameaçada

Nesta terça-feira, na Arena Pantanal, o Corinthians perdeu para o Cuiabá pelo placar de 1 a 0, gol marcado por Uendel, aos 35 minutos do primeiro tempo. O clube paulista lidera o Campeonato Brasileiro com 18 pontos. Já o Cuiabá, ocupava a 18ª colocação, antepenúltimo na classificação. Até hoje à noite, não havia conquistado uma vitória jogando em casa.

Assim como tem acontecido em suas partidas no Campeonato Brasileiro, a equipe corinthiana tem sido pragmática: ganha os seus jogos sem brilhantismo algum mas é eficiente em obter os três pontos e manter-se na liderança. Performance ruim e bons resultados, geralmente, traz uma falsa sensação ao seu torcedor e aos demais que acompanham o futebol.

O Corinthians tinha os seguintes desfalques: Maycon, Jô e Paulinho fora de combate. João Víctor, Fágner, Willian e Luan em recuperação (transição física). E ele começou o jogo com três zagueiros. Iria liberar Mantuan e Adson para apoiar Gustavo Mosquito e Roger Guedes. O meio de campo com o trio Du Queiroz, Cantillo e Bruno Melo, esperava-se cadenciamento, leveza e rapidez na transição do meio de campo até o ataque. Isso não aconteceu.

O atacante André fez Cássio fazer uma defesa difícil ,com menos de 02 minutos de jogo. Incrível como o Corinthians não consegue proporcionar esse mesmo movimento aos seus adversários. André novamente chutou uma bola perigosíssima aos 4 minutos. O time paulista tinha 55% de posse de bola, contra 45% do time da casa. Esses números não refletiam a realidade da partida. Vítor Pereira via sua equipe jogando muito mal e sem trazer grandes perigos ao gol de João Carlos, que substituía o bom goleiro Walter , ex-goleiro do Corinthians.

Em uma saída de bola equivocada da zaga corinthiana, o lateral Uendel faz tabela , recebe a bola e, de primeira, chuta rasteiro no canto esquerdo de Cássio. 1 a 0 para o  Cuiabá e o resultado era justo diante das chances perdidas e a forma organizava dentro de campo. Em mais uma partida do Campeonato Brasileiro, o Corinthians saía perdendo e precisava buscar o empate e talvez uma vitória para tentar manter-se na liderança do Brasileiro.

As entradas de Renato Augusto, Junior Morais, Giuliano, Lucas Piton e Wesley no segundotempo, traziam esperanças ao torcedor corinthiano em buscar pelo menos o empate. O Corinthians estava invicto por 16 partidas contando as três competições que disputa atualmente: Copa do Brasil, Libertadores e Campeonato Brasileiro.

03 minutos do segundo tempo e o zagueiro Empereur cabeceia para fora, depois de um escanteio bem cobrado por Rafael Grava. Aos 10 minutos, Roger Guedes fez boa jogada e chutou forte. João Carlos faz a defesa em dois tempos e tranqüiliza seu torcedor. A equipe cuiabana ainda não tinha conquistado nenhuma vitória jogando na Arena Pantanal.

Uma falta perigosa perto da área e Roger Guedes se apresentou à cobrança. Quase que o atacante faz o gol de empate ao Corinthians. Bola saiu perto do ângulo esquerdo de João Carlos. Marcão Silva, Jenison e Valdívia entraram nos lugares de Rafael Gava,Felipe Marques e André, respectivamente aos 21 minutos do segundo tempo. O Cuiabá tinha o controle do jogo e não corria tantos perigos assim. Aos 30 minutos, Gustavo Mantuan cruza na cabeça de Roger Guedes. Bola saiu por cima do gol do Cuiabá.

O zagueiro Paulão entrou no lugar de Pepê. A intenção era clara: se fechar ainda mais e manter o placar de 1 a 0 e conquistar a primeira vitória em casa. Aos 43 minutos do segundo tempo, o Corinthians tinha finalizado sete vezes e o Cuiabá, nove. O árbitro deu mais 06 minutos de acréscimos.

Aos 47, Valdívia foi expulso após carrinho por trás em Mantuan, quando se aproximava da área adversária. E o time paulista não soube aproveitar esse lance de bola parada. 

E o jogo acabou com vitória do Cuiabá. Saiu da 18ª colocação e chegou agora a 15ª. Espera-se o término da rodada para saber onde estará de verdade. O Corinthians, mais uma vez, saiu atrás no marcador. Nesta noite, para tristeza do seu torcedor, foram infrutíferas as tentativas de buscar o empate e a própria vitória.

A liderança do Corinthians no Campeonato Brasileiro está ameaçada. O Palmeiras pega o Botafogo, no Allianz Park, na próxima quinta feira e o Atlético Mineiro vai ao Rio de Janeiro jogar contra o Fluminense. Qualquer um que conquiste os três pontos, passará o time comandado por Vítor Pereira na classificação. Hoje o pragmatismo não foi suficiente.

Foto: Gil Gomes/ Agif / Gazeta Press