América do Sul

Austrália derrota Peru e se garante na Copa do Mundo

Nesta segunda (13), as seleções de futebol de Austrália e Peru se enfrentaram no estádio Ahmad bin Ali, no Catar, pela repescagem da Copa do Mundo, que irá ocorrer no país do Oriente médio, entre os meses de novembro e dezembro. Após um empate em 0x0 no tempo normal e na prorrogação, a Austrália garantiu vaga na Copa ao vencer nos pênaltis por 5×4.

Os 120 minutos não tiveram muitas chances claras de gol, visto que as duas equipes possuíam dificuldades em elaborar jogadas e alcançar a trave adversária, na etapa final do tempo normal,os representantes do país dos cangurus realizaram finalizações perigosas, mas não acertaram o alvo, os sul-americanos criaram mais oportunidades nos 30 minutos restantes, mas também não balançaram as redes.

Disputa de boal entre Atkinson (Austrália) e Curva (Peru). Crédito: Reuters.

Logo na primeira finalização dos pênaltis, Boyle viu seu chute ser defendido por Gallese, já na terceira rodada, Advíncula acertou a trave e a disputa ficou empatada, até que na sexta ronda, já nas cobranças alternadas, Redmayne, que entrou em campo, para defender o gol australiano nas grandes penalidades, defendeu a finalização de Valera e o time representante da Federação da Ásia se garantiu no torneio mundial pela 6ª vez na história.

Campanha da Austrália

A Austrália começou as eliminatórias da AFC (sigla em inglês para Confederação de Futebol da Ásia) na segunda fase, terminando em primeiro no Grupo B com 24 pontos  e uma campanha de oito vitórias em oito jogos, na fase seguinte, a seleção terminou em terceiro na sua chave com 15 pontos, após quatro vitórias, três empates e três derrotas.

Andrew Redmayne, goleiro que garantiu a classificação australiana. Crédito: Reprodução/Twitter.

A campanha na terceira fase lhe garantiu uma vaga na repescagem asiática, quando derrotou por 2×1 os Emirados Árabes Unidos, seu último adversário antes do Peru, o país oceânico caiu no Grupo D, ao lado de França, Dinamarca e Tunísia. Austrália foi a penúltima seleção a garantir vaga, a última saíra da segunda partida repescagem internacional, marcada para ocorrer nesta terça (14), entre a Costa Rica e a Nova Zelândia