América do Norte e Central

Costa Rica se garante na Copa do Mundo ao derrotar Nova Zelândia

Nesta terça (14), a Costa Rica e a Nova Zelândia se enfrentaram pela segunda repescagem intercontinental da Copa do Mundo, no estádio da cidade de Al Rayyan, no Catar, e os costarriquenhos derrotaram os neozelandeses por 1×0, triunfo que garantiu a classificação  da equipe e fechando a última vaga para o torneio mundial, que passa a ter os seus 32 competidores já definidos.

A seleção da CONCACAF (sigla em inglês para Confederação de Futebol da América do Norte, América Central e Caribe) começou indo para cima e abriu o placar aos 2 do primeiro tempo, quando Joel Campbell, artilheiro da seleção em 2022, aproveitou um cruzamento para finalizar de primeira e marcar seu quarto gol no ano, o único da partida.

Dividida de bola entre atletas da Costa Rica e Nova Zelândia. Crédito: Divulgação/Nova Zelândia.

A Costa Rica optou por jogar de forma recuada após o gol, e os representantes da Confederação da Oceania passaram a dominar o jogo até o apito final do segundo tempo, mas o goleiro Keylor Navas fechou o gol dos centro-americanos, Chris Wood, artilheiro das eliminatórias com quatro gols, chegou a balançar as redes ainda na etapa inicial, mas o arbitro anulou o tento devido a uma falta.

Será a sexta vez na história que os costarriquenhos vão disputar a copa, a terceira de forma consecutiva, a Costa Rica vai disputar a fase de grupos no Grupo E, ao lado de Espanha, Alemanha e Japão.

Torcida da Costa Rica presente no estádio comemorando a classificação para a Copa do Mundo. Crédito: Reprodução/Costa Rica.

COSTA RICA NAS ELIMINATÓRIAS

Os representantes da CONCACAF estrearam nas eliminatórias no octogonal final, terceira e última fase, por serem uma das cinco melhores seleções da confederação no Ranking da FIFA, na ocasião, a La Tricolor terminou em quarto lugar, dentro da zona de classificação para a repescagem, somando 25 pontos, resultado da campanha de sete vitórias, quatro empates e três derrotas.

Crédito foto principal: Divulgação/Costa Rica.